Obelisco do Ibirapuera



 


O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário brasileiro localizado no Parque do Ibirapuera, no bairro homônimo, em São Paulo.

Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o obelisco é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A construção do monumento foi iniciada em 1947 e e concluída em 1970. 


 

Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação de patrimônio histórico, o mausoléudo Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) - mortos durante a Revolução de 1932 -, e de outros 713 ex-combatentes. Guilherme de Almeida eIbrahim de Almeida Nobre, ex-combatentes e respectivamente considerados como o poeta de 32 e otribuno de 32, se encontram sepultados no mausoléu. 



Relato


História: O “Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32” é um monumento funerário, onde estão repousados os restos mortais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (conhecidos como M.M.D. C.), mortos na revolução de 1932, além de mais de 700 restos mortais de outros combatentes. Há quem ouça tiros e gritos neste local. Algumas pessoas relataram que viram um soldado vagando aos arredores do obelisco, segundo um morador talvés seria o espirito do agricultor Paulo Virgínio da cidade de Cunha, considerado um dos heróis da Revolução na Região do Vale do Paraíba. Paulo Virgínio foi executado pelas tropas fluminenses por se recusar a entrega o local de onde estava as tropas Paulistas. Paulo foi obrigado a abrir sua própria sepultura onde foi assassinado, antes de morrer teria gritado "Morro mas sou paulista e São Paulo Vence".












Nenhum comentário: